Há algum tempo que faço voluntariado num canil.

Neste últimos tempos tenho sido menos assídua mas tento passar por lá pelo uma vez por semana.

Mais ou menos há dois anos e meio fui chamada para resgatar uma ninhada de cães. Fui eu, a Sónia e o Rui.

Quando lá chegámos eram 6 cachorros +1.

Este +1 era o meu cão!

 

O Rui, veterinário disse-nos que embora estivessem esfomeados e em mau estado tinham salvação, aquele outro cachorro...o Rui, encolheu os ombros...
Para além de esfomeado, suspeitava-se que tivesse sido atropelado, tinha um fungo na pele, quase não tinha pêlo.

O prognóstico era negro...

 

Fiquei com ele.

Se é para morrer que não morra sozinho.

Levei-o para casa e passei a noite toda, sentada no chão da cozinha, a mimar o cão.

O Rui tinha-me preparado duas seringas grandes com leite, uma com antibiótico e mais qualquer coisa, outra com vitaminas.

Ia-lhe dando o preparado mas não parecia ficar lá nada.

De manhã ainda estava vivo e eu comecei a acalentar alguma esperança.

O Rui dizia-me que era tonta.

 

Liguei para o trabalho a dizer que ia de férias.

Fiquei uma semana em casa.

Fui despachando trabalho em casa mas as minhas horas e minutos eram dele.

Uns dias depois abriu os olhos e começou a comer melhor.

O pêlo melhorou.

Começou a fazer barulhinhos.

 

Não tinha nome.

Estava sentada no chão da cozinha com o cão ao meu colo. Ele dormitava. Liguei a televisão. Estavam a falar de um locutor antigo da televisão, Vasco Granja.

E eu disse:

-Granja!

Nada.

Depois disse:

- Vasco.

E ele abriu os olhos.

- Olha! És Vasco!

 

A partir dali foi sempre a melhorar.

Ou a piorar, depende do ponto de vista.

A melhorar no que diz respeito à saúde.

A piorar no que toca ao comportamento.

Para não ficar sozinho levava-o para o trabalho.

Foi mimado até mais não.

Ainda hoje é.

Tem um feitiozinho...

Mas é o senhor simpatia e vive todos os dias como se fosse o último.

 

vasco456.jpg

A prova de que basta uma pequena ajuda para nos erguermos de novo.

Eu ajudei-o uma vez.

Ele ajuda-me todos os dias.

Comentários

Mensagens populares