o meu prédio....#6

 Antes de morar nesta casa morava em Algés. Numa casa alugada.

Nunca gostei de Algés. Mas que saudades tenho do franguinho assado da Zínia!!

Era central. Mais do que Carcavelos. Mas a confusão era mais do que muita.

Vivia numa das ruas principais.

Carros a toda a hora. Trânsito e poluição.

Comecei a ter vontade de mudar de casa.

E comecei seriamente a pensar em comprar a minha própria casa.

 

Os meus pais e a minha irmã moravam no Estoril e o meu irmão em Cascais e por isso achei que devia procurar por esses lados.

Comecei a visitar sites de imobiliárias e numa dessas visitas deparo-me com a minha casa. Olhei para o preço e achei cara. Estávamos em setembro de 2004.

Todas as semanas, às vezes, várias vezes por semana lá ia espreitar ao site, a minha casa.

Em janeiro de 2005 o preço da casa baixou. Pedi para visitar a casa.

Adorei.

Senti-a como minha.

 

Era de um casal que já tinha uma filha e que estavam grávidos de um Duarte.

Por mim tinha logo dito que sim mas o meu lado mais racional disse-me para esperar.

Uns dias mais tarde fiz outra visita, desta vez com os meus pais.

Acabei por dizer que sim. No fim de abril fizemos a escritura.

Como o casal ainda não tinha feito a escritura da casa nova e o processo estava atrasado deixei-os continuar lá em casa até resolverem a situação. Eu continuava em Algés.

Deixaram a casa no fim de Junho.

 

Fui de férias.

Só no fim de Agosto é que apareci lá em casa.

Entro no prédio. Deparo-me com o Senhor Ludovino.

- Onde é que vai?

- Vou para casa. Comprei a casa do segundo andar à Sandra e ao Paulo.

 

- Ah! Então é você???

Eu muito encolhida...a tentar subir as escadas.

 

- Vai viver sozinha?

- Sim.

Olha para mim de alto a baixo.

 

- O seu pai deixa?

- Sim. Já moro sozinha desde os 17 anos.

 

- Se fosse minha filha só saía à rua acompanhada por mim. Como é que se chama?

- Joana.

 

- O que é que faz na vida?

- Sou assistente de bordo..

 

- Olhe, temos reunião de condomínio amanhã às 21h no primeiro andar.

- ?

 

- Suba. Eu aproveito e vou avisar o Manel.

- Ele não sabe da reunião?

 

- Não. Acabei de marcar.

No dia seguinte lá apareci eu para a mais surreal das reuniões que eu já participei na vida...

-Vamos votar.

-??

- Para a administração do prédio.

 

- Mas não têm já uma?

- Temos, é aqui o Manel mas eu estou descontente. Voto em si Joana! Ó Manel, escreve aí na ata que ganhou a Joana.

-Como assim? Se mais ninguém votou..

- O Manel não pode votar nele. E não vai votar em mim que sou velho. Tem de votar em si. Ganhou.

-

- Manel vá lá buscar a pasta do prédio. 

- Mas eu ainda não disse que sim.

 

Ninguém me ouviu. Quando dei por mim estava com um saco plástico cheio de papeis. Com duas ou três pastas lá dentro.

Vi-me grega para perceber as contas.

O ano seguinte foi mais fácil.

A verdade é que se há prédio fácil de administrar é o meu porque é pequeno...

- Joana, já fizeste as contas? Pergunta-me o Sr. Ludovino no dia 1, 2, 3 de Janeiro todos os anos.

 

- Sr. Ludovino, estão aqui as contas finais do ano que passou.

- Para que é que eu quero isso...papel a mais tenho eu!

 

Todos os anos se faz a reunião.

- Joana, não pode passar de Janeiro...

Todos os anos se faz a reunião. Em Janeiro!

- Faz o bolo de mel..e chocolate quente. Não faças chá...isso é para doentes!

Coloco sempre na ordem de trabalho: "eleição de nova administração"...ganho sempre!

home-heart.jpg

  

Comentários

Mensagens populares