o efeito dominó...

 Tinha 23 anos.

Tinha terminado o curso há uns dias.

Tinha sido promovida no trabalho mais ou menos há um mês.

Tanto tempo a suspirar pela promoção e calhou logo na altura em que tinha trabalhos finais da faculdade para entregar, frequências.

O meu irmão disse-me:

- agarra a promoção e congela o curso durante um ano. Para o ano com calma terminas.

Só que eu não gostava do curso.

Arrastei-me durante 5 anos.

Queria terminar o mais depressa possível para não ter nada a ver com aquilo.

 

Fiz voos que nunca mais acabava.

Estudava pelos aeroportos do mundo.

Trocava voos com colegas para poder estar na apresentação de trabalhos e nas frequências.

16 de Julho fui à faculdade ver a última pauta, a última nota.

Passei.

Acabei.

Nem queria acreditar.

 

Sentia-me completamente esgotada.

Consegui trocar voos com alguns colegas e tirar uns dias de férias.

Escolhi uma aldeia em Trás-os-Montes onde os meus tios têm uma casa.

Coincidiu com as férias deles e por isso não tinha de me preocupar com nada.

 

Um dia, enquanto fazia compras com a minha tia, encontrei um colega do trabalho.

Era de uma aldeia vizinha.

Não estava de férias mas aproveitava a estadia dos pais e passava lá os fins de semana.

- E se fossemos dar um passeio de bicicleta no próximo sábado? Disse-me ele.

- Pode ser. Disse eu, não querendo dar parte fraca. A verdade é que eu não sabia andar de bicicleta.

Fiz as contas.

Era domingo, até sábado tinha tempo de aprender.

 

Eu que sou muito competitiva e nunca gostei de perder, nem a feijões. Dediquei-me à causa....

 

.....TODA A SEMANA TREINEI....

 

Sábado chegou e lá fui eu, Joana, apresentar-me ao serviço. Toda contente com a bicicleta do meu primo Nuno...

- Tu não sabes andar de bicicleta...diz-me o Américo...

-

- Uma pessoa que ande bem de bicicleta, anda sem ter o rabo no selim...

Ó diabo...como é que me passou tal coisa.....

 

Outra semana desgraçada de treino. Incrível...eu que era uma corredora assídua, tive dores musculares onde nunca pensei ter....

Consegui andar de bicicleta sem o rabo no selim??

Claro que consegui...

Sentia-me o Armstrong..

..sem a parte do doping..

 

Sábado seguinte lá apareci eu. Respirava confiança por todos os poros..

Apareceu o Américo, a mãe do Américo, o pai do Américo e o irmão do Américo

Este último já tinha feito ciclismo de forma profissional. Respiravam ciclismo. Era o desporto preferido deles...sabiam tudo de tudo...

Íamos todos por um caminho de aldeia...eu à frente...para mostrar como se fazia...claro!

Joana...a camisola amarela....

Joana...a cortar a meta..

Joana...o prodígio do ciclismo nacional.....

E de repente...acordo para a vida e vejo à minha frente....

Uma vaca...

 

Não era uma vaca daquelas fofinhas brancas e pretas a comer ervinhas.....Não!

Não era uma vaca daquelas que aparece no anúncio a dizer...uma vaca feliz, outra vaca feliz....

 

Era uma VACA, mesmo VACA....daquelas com cornos retorcidos e com cara de poucos amigos...

.....também podia ser um boi...não tive tempo para confirmações....

 

-UMA VACA.

 

Gritei...para avisar o Américo e a família.....

Conforme grito...UMA VACA...dou uma guinada na bicicleta......

 

eu;

depois, o Américo;

seguindo-se, a mãe do Américo;

next: o pai do Américo

e, não sendo mais do que ninguém, o irmão do Américo....

 

.....os cinco magníficos nas palhas deitados, nas palhas estendidos...

....só que as palhas tinham picos e eram silvas.....

..............................................................................

....a vaca não sofreu qualquer dano...

 

Cheguei a casa da minha tia.

Parecia um Cristo.

As minhas pernas e braços tinham picos em cima de picos. E não só:

 

...não fiques só pelas pernas e braços...

.....se podes ter picos no corpo inteiro...

Joana, a peneira humana!

 

Contei a história.

O meu primo Nuno e o meu tio Luís riram durante 11 horas...pelo menos!

A minha tia Carminho só dizia:

- Como é que apareces neste estado à tua mãe...

Passámos um serão espetacular.

Eu estendida numa cama e o meu tio, primo e tia a tirarem picos do meu corpo com pinças......e ao mesmo tempo a desinfetar....

 

Passados 12 anos continuo a não gostar de perder nem a feijões...uma mensagem, assim como não quer a coisa ao Dortmund....

 

Comentários

Mensagens populares