o pijama verde

Todas as noites, antes de adormecerem conto-lhes uma história.

Sim. Conto-lhes. Não leio.

Durante um tempo, lia histórias de livros. Atualmente, não. 

Conto-lhes histórias. Da minha vida. 

Da vida dos meus pais. Da minha família.

Da vida da minha avó. 

Do Alentejo. E do Sporting.

Eu tenho muito que contar.

E eles gostam de ouvir.


No domingo contei esta:


Estava em casa dos meus avós. No Alentejo.

Não me lembro quantos anos tinha. 

Tinha poucos de certeza.

O Sporting ia jogar. No dia seguinte.

O meu avô estava nervoso. Muito nervoso.

Andava numa roda viva entre a casa e o Paiol .


O Sporting ia jogar e tinha de ganhar.

Ao jantar. Nervoso. 

Com a minha avó a implicar com o nervosismo dele.

- Olha que ainda te dá alguma coisa. 

A celebre frase que acompanhava os dias de jogos grandes.

Comunicou. 

- Hoje vou dormir com o meu pijama verde.


Para uma miúda minúscula e que não sabia nada de nada. Só queria dizer uma coisa.

Um pijama verde era um pijama mágico. 


A minha avó foi-me deitar e eu nem parecia eu. Calada. Pensativa. 

A minha avó estranhou e pôs a mão na minha testa.

 Calada e pensativa. Possivelmente estava doente.


- Ó vóooo. Eu também quero dormir com um pijama verde.

A minha avó olhou para mim. 

Devia estar a pensar.

Olha agora. Onde é que eu, a esta hora arranjo um pijama verde para esta alminha.


Uma coisa que aprendi com a minha avó. É que não há impossíveis. 

E nessa noite dormi efetivamente com um pijama verde.

Bem. 

Não foi bem um pijama.

 Foi com uma camiseta verde do meu primo Filipe que tinha ficado lá por casa.


O Sporting ganhou.

Não sei se foi do pijama do meu avô. 

Não sei se foi da camiseta do meu primo Filipe. 

Não sei se o universo premiou a minha avó pela paciência e boa vontade. 

Só sei que nada sei.

Se calhar aquele pijama era mesmo mágico. 

Acho que era isso. O pijama era mágico.



Dos 4 filhos. Todos do Sporting. A ultra, mega e extremamente Sportinguista é a Luísa.

E quando eu contei a história. Pediu-me.

Um pijama verde.


Ó diabo. 

Onde é que me fui meter. 

Os pijamas são todos rosinha. 

Porque: a Alice adora cor de rosa. E os pijamas da Alice são herdados pela Mariana. 

E os pijamas da Mariana, são herdados pela Luísa, mas como tinham sido da Alice são cor de rosa.

A primeira noite desvalorizei o pedido. 

Fingi-me de morta. Eu bem queria ser como a minha avó, mas ainda não cheguei lá.


No dia seguinte, a Luísa falou nisso outra vez.

- Lá, lá, lá....

(eu a fingir que não estava a perceber a conversa).


Ontem o Sporting perdeu.

E a Luísa disse-me...

- Não foi o Sporting que perdeu. Eu é que ainda não dormi com o pijama verde.


A minha pergunta é:

- É para ceder?? 

E vou a correr comprar pijamas verdes.

.

.

.

Acho que não vou arriscar. 

...........................................Fui! Comprar pijamas verdes.



Comentários

  1. Ia dizer-te que tinhas de comprar pijama verde para a Luísa!
    Em dias de jogo do Sporting temos de vestir verde 💚
    Segunda-feira a Luísa já vai dormir com o seu pijama verde 😉

    As histórias dos teus avós são deliciosas 🥰

    ResponderEliminar
  2. Bem vinda de volta, que saudades destas histórias maravilhosas! Beijinhos a todos e muita saúde.

    ResponderEliminar
  3. Eu, que não sou do Sporting, desejo ao pijama da Luísa toda a magia necessária para vencer muitos jogos, exceto contra o "meu" clube!

    ResponderEliminar
  4. Tão bom ouvir novidades vossas. Claro que a Luísa precisa de um pijama verde.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares