Bonitas. A vida toda.

Os carnavais passaram pela minha vida sem eu dar conta.
Na minha casa não se comemorava.
Nem se ligava nenhuma.
Na minha escola havia crianças mascaradas por altura do Carnaval, mas sem grandes exuberâncias.
Lembro-me de ter uma máscara de carnaval (demasiado grande para a minha cara) em formato coelho.
Não sei se foi comprada propositadamente para mim, mas provavelmente devo ter herdado do meu irmão.
A minha mãe comprava-me umas serpentinas e pronto, estava a festa feita.

Hoje em dia sou mãe. Numa sociedade de consumo. E tudo é mais exigente.
Ou talvez não.
Uma pessoa tem de saber dar a volta à questão, pelo menos enquanto as criancinhas ainda me ouvem.

Joana e a filha mais nova em sintonia!
- Luísa, o que queres ser no Carnaval? Uma borboleta???
- Chim, chim...
Muito fácil.
Uma pessoa (eu!), com a ajuda da sogra, arranja umas asas. Pinta a cara à miúda. E veste-lhe uma saia com folhos herdada de alguém. E.....
........temos uma borboleta impecável!

Joana e a filha do meio em sintonia!
- Mariana, o que queres ser no Carnaval? Um unicórnio?!
- Sim, sim!
Disse a miúda aos saltos.
Muito fácil.
Vai-se à procura de uma das mil bandoletes de unicórnios. Põe-se na cabeça da miúda.
Pinta-se a cara à miúda. E veste-lhe uma saia com folhos herdada de alguém. E.....
........temos um unicórnio de categoria!


Joana e o filho mais novo em sintonia!
- João, o que queres ser no Carnaval? um coelhinho?
--------silêncio.
Muito fácil.
Veste-se a roupa do dia a dia ao miúdo. E a touca com orelhas de coelho. E sai um coelho.....mais coelho é impossível!


Joana e a filha mais velha. Primeiro estranha-se, depois....

- Alice, o que queres ser no Carnaval? Uma princesa.
Perguntei eu, com um ar confiançudo. 
- Não.
- Não??? Como assim! Já não queres ser uma princesa.
Com muita paciência, a Alice explicou-me!
-Eu sou uma princesa. 
Fazia sentido.
- Ah! Tu és uma princesa e no Carnaval queres ser outra coisa?
Péssima pergunta. Joana. Péssima.

-Sim, no Carnaval quero ser como tu.
O meu ar. Confiançudo. Boiava, agora num oceano qualquer....
- Queres ser como eu? Como assim?

Alice. Suspirou.
E pacientemente explicou-me, como se eu tivesse 4 anos.
- No Carnaval, quero ser uma senhora bonita.
Respirei de alivio.
É fácil para a Alice ser bonita. Porque é linda. Senhora....ainda não tem idade. Mas era Carnaval.
E pronto!
Umas sabrinas de senhora no número 27.
Uma roupa mega sofisticada feita pela minha sogra.
Um cabelo arranjado.
E um batonzinho....
......e a Alice foi senhora por um dia. A Mariana, unicórnio. E a Luísa, borboleta.

Bonitas. A vida toda!


Desculpem a futilidade deste post.
Dias tão tristes para o mundo.
Aqui em casa tento que não percebam.
Este tipo de angústia não deve passar para as crianças.
Infelizmente, nem todas estão a salvo.
E esse pensamento não me sai da cabeça.
Ai! Estas pessoas......porque estão a fazer isto?

Comentários

  1. Uma princesa não se mascara de princesa :P
    A Alice certamente ficou uma linda senhora <3

    Esta última semana trouxe-nos uma guerra inconcebível! No espaço de uma semana a Europa mudou e os ucranianos viram as suas vidas transformadas num inferno. E as crianças são as vítimas mais inocentes...
    As imagens das famílias a fugiram e levarem os seus animais de estimação, como membros da família que são, dizem muito sobre o povo ucraniano.

    ResponderEliminar
  2. A Alice, devia ter ficado uma senhora linda, e as ouras igualmente, são todos lindos! A guerra como é que ninguém pára aquele louco, aonde isto nos vai levar?! Beijinhos e fiquem bem.

    ResponderEliminar
  3. Que saudades tinha das lindas histórias da Joana e da sua família tão espetacular. Tudo de bom para todos, todos precisamos.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pela descrição maravilhosa do Carnaval em casa da Rainha Joana. Sim, só numa Rainha com toda a sua sabedoria e a dos seus súbditos conseguiria agradar a todos os filhotes. Um xi-coração especial para a senhora sua sogra. Deve ser um doce!
    Quanto á guerra continuo a pensar o que sempre pensei, elas existem porque quem está no poder não vai para lá.Ficam confortáveis nos seus palácios e, não sofrem na pele aquele horror. Um abraço super apertado a todos os Ukranianos que mesmo numa situação daquelas não abandonaram os seus animais. Um exemplo para aqueles que os abandonam só para irem de férias ou porque largam muito pelo.
    ♥️♥️♥️

    ResponderEliminar
  5. Escolheste o título ideal para este post

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares