Santa Inocência

A Alice deixou a cama de grades tinha a Mariana poucos dias.
Em primeiro lugar porque é uma miúda grande e a cama começou a ser pequena, eram pernas e braços para todo o lado. Depois porque a miúda para a idade que tem é responsável. É uma criança, logo às vezes é imprevisível mas no geral é obediente, pergunta porquê, nós explicamos e a maioria das vezes entende o que lhe dizemos.

Correu bem.
Sempre dormiu bem.
E continuou a dormir.
Mas...
....está a crescer. Provavelmente começa a não precisar de dormir tanto.
Quando a deito às 19h30. Já não adormece logo. Antigamente era tiro e queda.
E muitas vezes levanta-se e vem ter ao quarto da Mariana, ou da Luísa.
Se estou na sala ou na cozinha, normalmente com a Luísa que só adormece lá para as 23, ouço passos.
Não desce, porque deixo a cancela das escadas fechada. Mas ouço passos....
Subo. E lá está dona Alice acordadérrima. 
- A Maiana...
É a desculpa dela. Quer informar-me que teve uma urgência urgentíssima e teve de ir visitar a irmã.
Já falei muitas vezes com ela.
Se precisar de alguma coisa deve chamar-me. Não deve andar a passear sozinha.

Com o Pedro em casa e fechado no sótão tenho rotinas diferentes.
Depois de deitar a Mariana e a Alice.  Já desisti de insistir para a Luísa dormir quando eu quero.
Convido o Vasco e a Gabi para se deitarem na minha cama. Fecho a porta do quarto.

Subo.
Subo, com a Luísa.

O Pedro abre a porta.
Vai para perto da janela e senta-se no chão.
Eu fico do lado de cá, também sentada no chão.
Falamos.
Ouvimos música baixinho.
Recordamos histórias já vividas a dois, a três, a quatro, a cinco e a quatro patas.
Rimos. Às vezes choramos.
A Luísa risse muito para o pai. E o pai fica todo derretido.

Ontem. Lá estávamos nós. Os três.
Ouvi passos. No andar debaixo.
Fiz sinal ao Pedro para não fazer barulho. Confirmámos...
Passinhos de Alice.
Atirei com um:
- Quem está aí?
E uma vozinha respondeu...
- Não sou eu!
E eu respondi à vozinha.
- Ah! Ainda bem! Que alivio...eu achava que era a Alice.
O Pedro a chorar a rir...
E a vozinha voltou à carga..
- Não, não. Eu não estou aqui...
Senti os passinhos a correr em direção ao quarto.
E por lá ficou...


A melhor das inocências. É a Santa Inocência. 😂

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares