pó de estrela

Foi a minha avó que me ensinou a amar. As pessoas. Os animais. A vida. As estrelas.

Eu era uma miúda franzina, birrenta e barulhenta que derretia nos braços da minha avó. Os abraços eram mais doces do que o mel. A minha avó cheirava a bolo de bolacha, a canela, a chocolate e a leite com Tofina. E eu derretia naquele calor e amor imensos. 

Sonho muitas vezes com a minha avó. Nos sonhos ainda sou franzina. Birrenta. Barulhenta.

A minha avó ensina-me. A vida. As pessoas. Os animais. As estrelas.

A minha avó é pó de estrela, passaram-se quarenta anos e eu continuo a derreter. 


Ninguém sabe.

Mas.

A Alice cheira a bolo de bolacha, os abraços da Mariana são mais doces do que o mel, a gargalhada da Luísa é mais estimulante do que a canela, o João suja-me sempre a melhor roupa com as mãos sujas de chocolate, o Pedro é o aconchego do leite com Tofina. O Vasco e a Gabi têm o cheiro do bolo acabado de roubar. 

Derreto-me com tudo. 

Derreto-me com eles. Com a vida. Com as estrelas.


Pó de estrela. 

Hoje é Natal.

Hoje sonhei com a minha avó.

Mas eu não era franzina. Birrenta. Barulhenta. Era mãe. 

E a minha avó estava com todos a ensinar-nos a amar. A vida. As pessoas. Os animais. E as estrelas.


Hoje é Natal.

E tenho a minha família toda em casa. 

Os habituais, os de casa.

E os meus pais. Os meus sogros. Os meus irmãos. Os meus cunhados. Os meus sobrinhos.

E não é milagre. 

Cheira a bolo de bolacha. A canela. A chocolate. Os abraços são mais doces do que mel. E o aconchego é melhor do que leite com Tofina.

Não é milagre, não é. 

É pó de estrela.



Queridos amigos. Sei que não tenho sido assídua por aqui. 

Mas a vida acontece e o tempo é curto.

Não queria deixar de vos desejar um feliz Natal.

Neste Natal derretam-se. 

Com as vossas pessoas. Animais. Com a vida. 

E que 2024 tenha cheiro a bolo de bolacha, seja mais doce do que mel, polvilhado com canela, chocolate e pó de estrela.










Comentários

  1. Um Doce e Feliz Natal para ti e para todos os teus 🎄💚

    ResponderEliminar
  2. Devolvo em dobro, tudo o que de bom e bonito me deseja para este Natal. minha estimada e saudosa "pó de estrela". Porque merece. Mesmo.

    ResponderEliminar
  3. Bom Ano cheio de desse pó mágico!

    ResponderEliminar
  4. Que saudades de ler algo novo por aqui e que delícia lê-lo! Tudo, mas tudo de bom para ti e para toda a tua família, próxima e alargada. ❤️🎄

    ResponderEliminar
  5. Ah, e parabéns à Luísa, atrasados em dois dias!

    ResponderEliminar
  6. De vez em quando venho aqui espreitar. Tenho saudades destas publicações. Há sempre qualquer coisa de encantado nestes textos. Feliz 2024, Joana. Um beijinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares