A festa surpresa!

No meu imaginário maternal, queria que fossem para a escola a partir dos 3 anos.
A escola é muito importante, em tudo!
Regras, responsabilidade, socialização, aprender a resolver problemas...enfim, podia estar aqui um dia inteiro a enumerar a importância da escola na vida de uma pessoa.

A Alice teve contacto com a escola quando começou a ter aulas de ballet. Começou com o ballet, adaptou-se bem e lá ficou. Como está no mesmo colégio dos meus sobrinhos deu-me uma segurança extra, deixá-la na escola. A Alice gostou logo da escola, a mãe da Alice é que precisou de ser conquistada.

A entrada da Mariana estava planeada para setembro. Mas...
..foi ver uma exibição de ballet, ginástica e um conjunto de atividades que costumam ir fazendo e apresentando aos pais (na escola da Alice), e manifestou interesse em ginástica. Começou com duas sessões por semana, adorou e passado um tempo, pediu para ficar com as amiguinhas que entretanto arranjou.

Luísa. Ai a Luísa!
A Luísa percebeu que as irmãs iam para a escola e disse que também queria. Só que o colégio da Alice e da Mariana só aceita crianças a partir dos 3 anos. Acabamos por colocá-la numa escolinha aqui perto, recomendada pela minha amiga Ana (a Ana chegou a partilhar a escrita do antigo Quiosque comigo).
Achei eu. Achou o Pedro. Acharam os avós que seria sol de pouca dura e que ao fim de uns dias a Luísa pedisse para ficar em casa. Mas não foi isso que aconteceu.

Primeiro dia. Segunda-feira, dia 2 de maio.
O Pedro deixou a Mariana em casa dos meus sogros. 
(No sábado anterior tínhamos estado no Alentejo e foi picada por um bicho qualquer e fez reação... estava a tomar anti-histamínicos e como andava meia sonolenta...ficou com os avós).
Deixei a Alice na escola e fui deixar a Luísa na nova escola. Com o João à tiracolo.
Combinei com a educadora que a ia buscar logo depois de almoço.
E depois aquelas coisas de mãe...
- Se achar que não está bem, ligue-me que estou cá em dois minutos.
A educadora, com uma paciência de santa, lá me disse que sim.
A Luísa já tinha desaparecido....


A manhã passou-se. O João deixou-me trabalhar.
Almocei. Ele também.
Mas ter um bebé é meio imprevisível.
E naquela troca a fralda. Volta para trás. Atrasei-me um bocado.
Cheguei à escola da Luísa e fui informada que estava a dormir a sesta e que se não me fizesse diferença que voltasse lá depois.
- Sim, claro, sem problema. Volto cá depois.
Disse isto. Meia parva, e meia estúpida. 

Desde quando é que a Luísa dorme a sesta?
Qual é o truque para pôr a miúda a dormir?
O que raio aconteceu? 

Voltei para o carro. O João a tiracolo.
Fui buscar a Mariana.
O meu sogro tinha uma consulta em Lisboa pelas 18h e a minha sogra estava em pulgas para ir.
É perto do El Corte Inglês. O meu sogro vai à consulta e a minha sogra fica a fazer compras.

Trouxe a Mariana. 
Voltei à escola da Luísa. Com o João e a Mariana sonolenta a tiracolo.
Apareceu-me a Luísa de mão dada com a Educadora.
- Ò mamã eu não quero ir. É hora do lanche bom...

Deixei-a ficar.
Peguei no João e na Mariana. E fomos buscar a Alice.
Tudo dentro do carro.
A Alice cansada dormitava no carro.
A Mariana dopada dormitava no carro.
O João dormita sempre em todo lado. Sem esquisitices.

Voltei à escola da Luísa. Alice, Mariana e João a tiracolo.
Seria desta?
Sim, mas tive de a arrastar um bocado. No carro, na volta para casa:
A Alice cansada dormitava.
A Mariana dopada dormitava.
O João dormita sempre em todo lado. Sem esquisitices.
Luísa cantava qualquer coisa....feliz da vida.
Assustador. Parece que me estava a ver ao espelho. 

No final da primeira semana foi convidada para uma festa na casa de uma colega.
Deixei-a lá e quando a fui buscar vinha tão feliz. 
Disse-me o nome de todos as amigas e amigos que estavam na festa. 
Estive à conversa com algumas mães que entretanto iam chegando e acabei por dar o meu número para fazer parte de um grupo de whatsapp. Eu nem tinha instalado...porque detesto, mas acabei por achar que podia de alguma forma ter vantagens.


A segunda semana foi passando. Vou buscá-la depois da Mariana e Alice.
Às vezes é o Pedro que a traz. Pelas 18h.
Mas na sexta-feira passada fui eu que a fui buscar. 
E qual não foi o meu espanto quando a educadora me perguntou:
- Amanhã é a que horas? É à mesma hora da semana passada? Da festa da Cuca?
- ?
- É para o caso de me perguntarem... disse a educadora.
Não percebi nada, mas achei que havia uma festa marcada e que a Luísa tinha sido convidada, mas que não tinha dado conta ainda...e achei que podia perguntar no grupo de whatsapp. Já tinha silenciado as notificações e tinha reparado que tinha mensagens por ler....


Chego a casa com os 4. Alice, Mariana, Luísa e João a tiracolo....
Banhos. Jantares. História.
Chegou o Pedro.
Mais história. Cama.
Eu e o Pedro jantamos.
Sofá.
Pego no telemóvel. whatsapp.
Só dar uma vista de olhos.
Mensagens. Mensagens. 
A perguntar a hora da festa. 
A minha morada.
E o convite, Joana? A Joana não enviou o convite, ou o André perdeu?
Acho que a Joana não enviou convite, porque a Bia diz que a Luisinha não lhe deu o convite.
Parabéns Luisinha! Em que dia faz anos, é amanhã?

Ao que parece a Luísa tinha espalhado pela sala dela que ia dar uma festa aqui em casa.
Disse à educadora. Falou com algumas mães.
E pelos vistos foi tão convincente que as pessoas acreditaram.


Sexta-feira. 21h30.
- Pedro, sabias que amanhã vamos dar uma festa? 
- ?
- Não sabias, pois não? Nem eu! É a chamada festa surpresa....







Comentários

  1. 🤣🤣🤣
    Tão bom 😅😅😅
    A Luísa é uma festeira 😁🥳

    Espero que a festa surpresa tenha sido um sucesso 🎉🎊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correu bem. Tenho receio é que a miúda faça das suas outra vez....já a avisámos, mas nunca se sabe....

      Eliminar
    2. O melhor é terem sempre preparado um kit festeiro 🤭🤭🤭

      Eliminar
    3. juro que sempre que vou ao grupo do whatsapp o meu coração vai em sobressalto...

      Eliminar
  2. Uma festa a "tiracolo"?! Palavrinha que é a primeira vez que sei de uma coisa assim! Adoro a sua Luísa.

    ResponderEliminar
  3. Adoro! A Luísa é determinada, essa miúda ainda vai a presidente do Sporting :D

    ResponderEliminar
  4. Muito bom. Ha, ha, ah
    Já agora houve festa???
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tivemos festa, mas disse às mães que a Luísa não fazia anos, a festa seria para conviverem um pouco, já que a acolheram tão bem.... As próximas semanas temos festa outra vez porque perguntei à Alice e à Mariana se queriam fazer para os coleguinhas....esta semana vai ser a Alice e para a outra a Mariana.

      Eliminar
    2. Às vezes temos que nos adaptar. Beijinhos grande para vós

      Eliminar
  5. Tão bom, grande festeira é Luísa. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. A Luisinha sabe que a mãe precisa de uma ajudinha ;)

    ResponderEliminar
  7. OMG! A Luísa tinha essa energia toda para gastar... Viva a escola! Viva a festa-surpresa! E sobretudo... viva a Joana e toda a Companhia!

    ResponderEliminar
  8. Prepara-te Joana, esta é a primeira de muitas surpresas vida fora!🤣🤣🤣🤣

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares